Essa adaptação era muito comum em carros franceses antigos durante as décadas de 70 e 80 por causa da falta de peças de reposição originais. Um tio meu já teve um Simca 8 com motor de Fusca, e eu já cheguei a ver um Citroën Traction e alguns Renault 4CV adaptados com motor de Fusca.
No caso desse Civic, até que a modificação ficou interessante como uma curiosidade, mas no âmbito do custo não me parece tão fácil de justificar. Se bem que pela aerodinâmica mais apurada que a do Fusca, até é capaz de conseguir médias de consumo razoáveis em rodovia se estiver bem regulado e com a relação de diferencial mais adequada. Mas de qualquer jeito, se fosse para adaptar motor Volkswagen num Civic, a princípio um AP causaria menos espanto (mesmo se o autor da adaptação optasse por montar o motor atrás).
Mas considerando a aptidão que o Fusca tem para enfrentar condições de terreno mais irregulares justamente em função da disposição de motor e tração traseiros, até não me pareceria tão absurdo que uma adaptação dessas fosse feita em algum sport-utility de pequeno porte importado que já não conte com tanta facilidade para reposição de peças como um Daihatsu Terios.
Essa adaptação era muito comum em carros franceses antigos durante as décadas de 70 e 80 por causa da falta de peças de reposição originais. Um tio meu já teve um Simca 8 com motor de Fusca, e eu já cheguei a ver um Citroën Traction e alguns Renault 4CV adaptados com motor de Fusca.
ResponderExcluirNo caso desse Civic, até que a modificação ficou interessante como uma curiosidade, mas no âmbito do custo não me parece tão fácil de justificar. Se bem que pela aerodinâmica mais apurada que a do Fusca, até é capaz de conseguir médias de consumo razoáveis em rodovia se estiver bem regulado e com a relação de diferencial mais adequada. Mas de qualquer jeito, se fosse para adaptar motor Volkswagen num Civic, a princípio um AP causaria menos espanto (mesmo se o autor da adaptação optasse por montar o motor atrás).
Mas considerando a aptidão que o Fusca tem para enfrentar condições de terreno mais irregulares justamente em função da disposição de motor e tração traseiros, até não me pareceria tão absurdo que uma adaptação dessas fosse feita em algum sport-utility de pequeno porte importado que já não conte com tanta facilidade para reposição de peças como um Daihatsu Terios.